Ola, passando pra deixar uma linda sugestão de filme: MI MEJOR REGALO - 2013.
Esse filme conta a história de Daniel, um homem que está passando por várias dificuldades no trabalho e na vida amorosa. Até que um dia seu ex-sogro aparece em sua casa para contar que sua filha e Daniel tiveram uma menina, Samantha, há 8 anos atrás, porém a sua mãe havia falecido e que agora a menina queria conhecer o pai. Apesar do medo e da resistência em conhecer a filha, Daniel acaba passando um tempo com a menina. Nesse tempo, Daniel vai construindo uma relação de amor e carinho com a filha e volta a descobrir o amor com Katia, professora de Samantha que ajuda ambos a se reconhecer como pai e filha. Porém depois de um acidente, Daniel acaba descobrindo que não é o pai biológico de Samantha. Questionando-se da vida e com a ajuda de um amigo, Daniel descobre que o amor pela filha é muito maior que um laço de sangue.
Infelizmente o filme não possui áudio ou legendas em português, mas pode ser visto ou baixado no idioma original (espanhol) nesse link:
http://www.peliculas-flv.net/ver-mi-mejor-regalo-online.html
Apesar de não estar 100% relacionado com o tema adoção, acredito que a maior mensagem que esse filme mostra é que o amor de um pai e de um filho vai muito além do laço sanguíneo, independente da idade da criança.
Para mim, a parte mais emocionante do filme e que diz respeito á esse tema, começa no momento em que o amigo conversa com Daniel sobre a menina. Para aqueles que não conseguirem entender vou deixar a tradução da conversa abaixo:
Amigo: Me diz uma coisa, sério que você acha que é o único que está machucado com tudo isso?
Daniel: Ela não é minha filha. Foi um engano. Uma jogada da vida.
Amigo: E tudo que viveram juntos, o que cresceram juntos, onde fica? Tenho certeza que ela sabe perfeitamente que você é o pai dela, ela sente. E você, a paternidade é o ato de fé mais grande que existe, sério que você acha que foi seu sangue que a fez ser sua filha?
E a cena continua na escola com a apresentação do trabalho proposto pela professora, uma redação sobre qual era seu melhor presente. Aqui deixo a tradução do discurso feito pela filha ao pai e em seguida a resposta do pai para a filha:
Samantha:
“Não faz muito tempo que o conheci, ele não tinha tempo, mas teve tempo para mim. Ele não tinha um sorriso quando eu o conheci, mas sorriu para mim. Ele não me esperava, não sabia que eu existia, e mesmo assim abriu seus braços para mim. Desde a primeira vez que eu o vi, vi que ele era um homem bom, desde a primeira vez que eu o vi, acreditei que estaríamos juntos sempre. E hoje, me deixa muito triste saber que talvez não possa ser assim. Não faz tempo que o conheci, não faz muito tempo que o chamei pela primeira vez de pai. Não faz muito tempo que ri, me diverti, e chorei com ele. Não faz muito tempo que o perdi. Apenas queria dizer que conhecê-lo foi o melhor que me aconteceu. E os momentos que passei ao seu lado, vou lembrar para sempre. Que o amo, e que sinto sua falta. E hoje, mesmo que não o volte a ver, sei e sempre saberei que meu melhor presente foi conhecer o meu pai.”
Daniel:
"Meu melhor presente é você. Foi conhecer minha filha. De verdade, não estava preparado para sua chegada, por isso cometi tantos erros, e provavelmente vou continuar cometendo, mas apesar do que todos digam, você é minha filha e sempre vai ser, claro, se você quiser.".